terça-feira, 6 de abril de 2010

Hora da História : ''Macaco Danado''








Na Escola Municipal temos um projeto de leitura , onde desenvolvemos a Hora da História.O livro utilizado foi '' Macaco Danado'' nas salas do 1º ano das professoras Adriana e Edma.

Provérbio : E DANDO QUE SE RECEBE.

Borboleta e macaquinho saem em busca da mamãe macaca. Ela tem uma cauda elegante, mas não é uma cobra; tem pernas compridas, mas não é uma aranha; vive saltando, mas não é sapo. Macaco Danado mostra que muitas vezes a descrição de parte de um todo pode nos remeter a outro todo, completamente diferente. Principalmente em se tratando de macacos, borboletas e seus respectivos filhotes: a maior dificuldade da borboleta está em entender que a mãe do macaco é parecida com ele, pois filhote de borboleta (a lagarta) não se parece com borboleta adulta.
Motivação para a leitura: - Trabalhar com a classe a metamorfose da lagarta.

Perguntas: - Como uma criança se sente quando se perde da sua mãe? Você já experimentou este desespero? Como agiu? Alguém ajudou você? Conte sua história. Após a leitura do livro - Explique o que causa todo o mal-entendido entre os personagens. - Que outro animal da história poderia ter agido igual à borboleta? Explique a resposta.

- Faça uma relação dos animais na ordem em que eles se apresentam no livro. Em seguida, classifique-os por diversos critérios, com sugestões dos alunos.

- Faça de conta que você é o macaco. Acrescente mais informações à borboleta para a introdução de outros animais na história. - Preencha a Ficha de Leitura com o nome do livro , autor , editora e ilustre a parte que você mais gostou. No final ,colora a ''carinha '' mostrando o que você achou do livro. “O macaco danado”, de Júlia Donaldson e Axel Scheffler, foi escolhido para desenvolvimento de aula sobre o valor humano : AMOR e o sub-valor : GENEROSIDADE , através da leitura possibilitamos aos educandos a perceber a importância de ajudar o próximo , conhecer suas características dos animais e a importância de cada um para a vida do planeta, tendo em vista desenvolver hábitos de preservação ao meio ambiente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Alunos(as), Amigos (as),Professores deixam os seus comentários...
Espero que gostem do meu blog.
Patrícia