sexta-feira, 30 de abril de 2010

Projeto LiterArte 2010












OFICINAS
Oficina 1: Dom Quixote – Parte II: O sonho continua...
Obra: Dom Quixote – Miguel de Cervantes
Responsável: Prof. Ricardo Urbano

Oficina 2: Pintura em telha ‘’Caminhos da Paz’’
Obra: Pintando Poesia – Neusa Sorrenti
Responsável: Artesã Siloé e Declamadora de Poesias : D. Mercedes

Oficina 3: Anorexia X Bulimia: Nada disso!
O ideal de beleza de Ritinha Bonitinha continua...
Obra: Ritinha Bonitinha – Eva Furnari
Responsáveis: Supervisora: Beatriz Cruvinel e esteticista: Edna Larissa
(Aulas de maquilagem, cuidados com a pele e postura )

Oficina 4: Pintura Facial
Obra: Bichário – Otoniel S. Pereira
Responsáveis: Alunas: Ana Carolina, Samira, Amanda, Maria Daiane

Oficina 5: Origami – Cartões
Obra: De carta em carta
Autora: Ana Maria Machado
Responsável: CEMEI

Oficina 6 : Confecção de livros com Origami (Criação e construção de livros individuais)
Obra: Contos Maravilhosos
Autores: Irmãos Grimm
Responsável: CEMEI

Oficina 7: Florescer
Obra: De Olho na Amazônia
Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Responsável: Equipe do Florescer e Professora Voluntária : Márcia Cristina


Oficina 8: Customização de máscaras
Obra: A Bela e a Fera
Autor: Walt Disney
Responsável: Professoras: Maristela Bernardes, Sônia Maria e Gilda
As máscaras têm sido utilizadas ao longo das civilizações como representação arquetípica da humanidade. Esta oficina irá reproduzir máscaras da Bela e da Fera, possibilitando trocas de experiências e estabelecer diálogos.


Oficina 9: Mandala com vela Obra: Guerra dentro da gente
Autor: Paulo Leminski
Responsável: Professora Kelly Cristina
Esta oficina permitirá uma viagem dentro de você que o ajudará a compreender melhor a vida e o que vai no coração do homem. Na lenda de Leminski, o aprendizado da arte da guerra culminará numa instigante reviravolta, a firmadora do amor e da paz como valores supremos. Mas isso sem prescindir dos benefícios da experiência do guerreiro: força, fibra, dureza, virilidade, atenção. "A guerra é o pai e o rei de todas as coisas" (Heráclito). A agressividade é inerente e preciosa demais à vida humana, à luta pela preservação e expansão vital, para que seja relegada a manifestações vulgares, como o ódio e a violência. Se bem canalizada, é potência de vida, não de morte.
Em tempos de violência desenfreada e de "soluções" frouxas, como a estéril discussão da idade mínima da maioridade penal, esta é uma leitura que vale a pena. Mais que um simples entretenimento, é um convite ao discernimento quanto ao significado do bom combate a ser combatido: o da evolução interior e coletiva do ser humano.

Oficina 10: Brincantando na Escola (Jogos , brincadeiras e música)
Responsável: Mayron, Ademar, Leandro e Linéia
Brincar está fora de moda? Não, claro que não!!!
Brincar está na moda! Curta essa ideia...

Oficina 11: Cozinha alternativa
Obra: Coma esse poema -
Responsável: Nutricionista Priscilla, Célia e Jacira

Oficina 12: A Ecologia do ser: Oficina de Criatividade Musical
Obra: Coleção Crianças Famosas - Beethoven
Autoras: Ann Rachlin e Susan Hellard
Responsável: Maestro Camargo Júnior e Michele Tendo em vista a importância educacional que a música exerce nas várias culturas, está oficina justifica-se por proporcionar uma iniciação à técnica da linguagem musical àqueles que desejam possuí-la através de paródias .

Oficina 13: Arte terapia com Mandalas
Obra: Aulas de Transformação
Autora: Marilu Martinelli
Responsável: Juliana Marajó
Mandala em sânscrito significa círculo mágico. Utilizada desde os tempos remotos e tem o propósito de nos levar ao centro de nós mesmos à nossa essência. Esta oficina pretende fazer a sua autotransformação através da arte, por isso, sinta as imagens, ouça a música e viaje em seu universo...

Oficina14: HIPHOP
Palestra: Viva bem sem DROGAS
Responsáveis: Cabo Ribeiro, Caio e Dara

Oficina 15: Rádio LiterArte
Obra: Dicas de Valores Humanos ao Vivo
Responsáveis: Humberto, Silvano, Taylor e Davi

Oficina 16: Artimanhas em EVA
Obra: Macaco Danado
Autor: Julia Donaldson, Axel Scheffler
Editora: Brinque Book
Responsáveis: E.M.P.L.R. Muniz ( Professoras Edma e Edjanes)
Esta oficina propicia ao aluno o contato com o material EVA e sua inúmeras possibilidades, criando personagens.

Oficina 17: Sabonetes Decorados
A oficina já está de malas prontas pra chegar ao LiterArte no próximo 15 encontro de patchwork de meias e bonecos!! Serão muitos fuxicos, flores, borboletas e coelhos cheias de charme e com muita irreverência que a arteira Betânia da oficina de sabonetes Decorados está preparando para agradar a todos

Oficina 18: Oficina de Teatro de Bonecos com Recicláveis
Construção de bonecos e fantoches:
(Socialização através da arte com diminuição dos resíduos sólidos, na forma de embalagens descartáveis, papel e outros materiais reutilizáveis.) Responsável: Artesã :Marlene Borges

Oficina19: Oficina de modelagem em Biscuit-
Um pequeno Universo Tridimensional
Obra: Cadê Clarisse?
Autora: Sonia Rosa
Responsável: Artesã Silvia

Oficina 20: Oficina: Teatro com Catarina
Obra: O Boneco de Piche Ana Maria Machado
Convidada Especial: Professora: Sandra Melo
Entretantos teatros (jogos dramáticos e expressão corporal)
Aqui se brinca ou se aprende? Será que quando fazemos teatro aprendemos? Os jogos dramáticos acordam a alma criança do adolescente e o faz criar e recriar situações lúdicas.

Mário Quintana 6º/7ºAno

Olá Alunos de 6º/7ºAno.
Aí vai um video com toda sensibilidade de Mário Quintana no poema " Velha História".
Um dia ao pescar na beira de um rio um homem pega um peixe. A partir de um gesto de afeto do pescador, os dois desenvolvem uma linda amizade que é admirada.

Hora da leitura

São momentos descontraídos e lúdicos, desvinculado das atividades da sala de aula, onde o livro é fonte de prazer, Após a leitura são realizadas brincadeiras e atividades relacionadas as obras contadas.
Durante uma vez na semana os alunos leem livros do Baú Literário e trocam seus livros na sala de aula no CARRINHO Literário)












domingo, 25 de abril de 2010

Prepare-se para viajar no mundo da literatura

Abril é um mês de muitos acontecimentos! Páscoa, Dia do Índio, Dia Nacional do Livro Infantil… São tantas razões para mergulhar no maravilhoso mundo dos livros e da leitura e não faltam histórias e livros incríveis para serem lidos. Na nossa Biblioteca Escolar ‘’Maria José Brandão ‘’ tem sido realizado atividades muito interessantes e os alunos tem lido bastante ... A Biblioteca vem realizando a CORRIDA DA CENTOPÉIA, repleta de surpresas e muitos motivos para que todos exercitem o delicioso hábito da leitura. Vem acontecendo contação de histórias e um projeto muito legal, o, que vai unir diferentes gêneros literários como poesias, adivinhas, trava-línguas, fábulas, crônicas, contos folclóricos e contos de fadas.Muitos livros legais estarão sendo levados pelas salas de aulas para que os leitores possam desfrutar ao máximo do prazer de ler e recontem história.





terça-feira, 20 de abril de 2010

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O que é o Amor?

Boa Noite Alunos do 9º ano 901,
No 2º Bimestre na Unidade II estudaremos sobre o AMOR- sentimento máximo da humanidade.
Para vocês refletirem sobre o tema postei alguns vídeos




Oi, Alunos 6º ano 601:
Aí estão alguns Jogos Educativos de Língua Portuguesa.
Espero que vocês gostam.

http://recreionline.abril.com.br/testes/teste_88191.shtml

http://ludotech.eu/blog/ficheiros/s-colec-01.html

http://ludotech.eu/superforca/index.php

http://ludotech.eu/jogos/forca/#menu

Projeto O adolescente: Não ao não


Vivemos num mundo tão cheio de violências que esquecemos que devemos cultivar a PAZ, aceitando as diferenças e respeitando as pessoas.
Oi Alunos 8º ano 801, na Unidade II Adolescer faremos a leitura do livro: O Diário de Anne Frank.
Veja o vídeo e irá apaixonar-se pela história.



quarta-feira, 14 de abril de 2010

sábado, 10 de abril de 2010

Monteiro Lobato






Semana do Livro 19-04-10













10 de Abril de 20 Dia do Livro Infantil


Dia do Livro Infantil em 18 de Abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Esta data foi escolhida por ser o aniversário de José Bento Monteiro Lobato, o primeiro autor infantil brasileiro.Antes dele, as histórias para as crianças eram traduzidas.
Monteiro Lobato criou enredos que encantam os pequenos até hoje e o mais famoso deles é o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Nos próximos dias, apresentarei diversas atividades envolvendo o Sítio do Pica-Pau Amarelo, esta história apaixonante e que eu AMO!!!


Beijos...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Curso Educação em Valores Humanos Grupo 2




Curso Educação em VALORES HUMANOS com a educadora Raquel Pereira Alves Arte-Educadora. Formação em Valores Humanos, Educação para a Paz, Filosofia. Educação para o Pensar. Especialização em Psicodrama Pedagógico e Dinâmica de Grupo. Coordenadora do Curso de Educação em Valores Humanos da Fundação Peirópolis e Coordenadora do Projeto de Valores Humanos na Fundação Douglas Andreani. Doze anos de experiência na formação continuada de Educadores. Experiência no desenvolvimento humano de grupos.

Hora da História : ''Macaco Danado''








Na Escola Municipal temos um projeto de leitura , onde desenvolvemos a Hora da História.O livro utilizado foi '' Macaco Danado'' nas salas do 1º ano das professoras Adriana e Edma.

Provérbio : E DANDO QUE SE RECEBE.

Borboleta e macaquinho saem em busca da mamãe macaca. Ela tem uma cauda elegante, mas não é uma cobra; tem pernas compridas, mas não é uma aranha; vive saltando, mas não é sapo. Macaco Danado mostra que muitas vezes a descrição de parte de um todo pode nos remeter a outro todo, completamente diferente. Principalmente em se tratando de macacos, borboletas e seus respectivos filhotes: a maior dificuldade da borboleta está em entender que a mãe do macaco é parecida com ele, pois filhote de borboleta (a lagarta) não se parece com borboleta adulta.
Motivação para a leitura: - Trabalhar com a classe a metamorfose da lagarta.

Perguntas: - Como uma criança se sente quando se perde da sua mãe? Você já experimentou este desespero? Como agiu? Alguém ajudou você? Conte sua história. Após a leitura do livro - Explique o que causa todo o mal-entendido entre os personagens. - Que outro animal da história poderia ter agido igual à borboleta? Explique a resposta.

- Faça uma relação dos animais na ordem em que eles se apresentam no livro. Em seguida, classifique-os por diversos critérios, com sugestões dos alunos.

- Faça de conta que você é o macaco. Acrescente mais informações à borboleta para a introdução de outros animais na história. - Preencha a Ficha de Leitura com o nome do livro , autor , editora e ilustre a parte que você mais gostou. No final ,colora a ''carinha '' mostrando o que você achou do livro. “O macaco danado”, de Júlia Donaldson e Axel Scheffler, foi escolhido para desenvolvimento de aula sobre o valor humano : AMOR e o sub-valor : GENEROSIDADE , através da leitura possibilitamos aos educandos a perceber a importância de ajudar o próximo , conhecer suas características dos animais e a importância de cada um para a vida do planeta, tendo em vista desenvolver hábitos de preservação ao meio ambiente.










sábado, 3 de abril de 2010

Dicionário Mineirês/ Português 6ºAno - 601

As variedades linguísticas podem ser uma fonte de boa diversão , por isso nas aulas de Lingua Portuguesa , ''confecionamos ''um Dicionário Mineirês /Português como forma de registrar o falar do caipira mineiro . Alguns fizeram das regiões que moraram anteriormente. Foi um experiência ótima ...

Aluno : Clayton
Aluna : Meiryene

Recebemos a visita da Educadora Rosimeire Tiago - estudiosa em Libras ( Língua de Sinais Brasileiros). Foi um prazer aprender um pouco mais sobre a Comunicação Não- Verbal.





sexta-feira, 2 de abril de 2010

''Feliz Páscoa''.

Bom Tarde,alunos!!!
Que a Páscoa signifique o renascimento da esperança na possibilidade de mundo mais humano, onde a solidariedade impere sobre tudo e todos.
É tempo de multiplicar alegrias e somar bons sentimentos.
O mundo será bem melhor quando cada um acreditar mais em si e nos outros.





Uma Feliz Páscoa.
Abraços...
Patrícia