domingo, 30 de maio de 2010

Jogos da Língua Portuguesa

Queridos Alunos do 6º ao 9º ano
Escolham um jogo e divirtam aprendendo a nossa Língua Portuguesa.
http://guida.querido.net/jogos/

quinta-feira, 27 de maio de 2010

13º ENCONTRO REGIONAL DO PROLER -Uberaba -MG

Amigos, mais uma oficina de contação de histórias. Mas esta tem um diferencial. Ela é ministrada por ninguém menos que Francisco Gregório Filho. Um respeitadíssimo contador de histórias. Confira o programa.Módulo I- o ler, o cantar e o contar Histórias;- a escolha de repertório a partir dos acervos pessoas;- a importância de pesquisar histórias;- o corpo e a voz como recursos de narrativas;- o texto oral e o texto escrito;- a apresentação pública;- bibliografias.O acreano Francisco Gregório Filho, tem uma vida rica no que diz respeito a arte e a literatura. Foi ator, diretor, produtor de peças teatrais entre outras atividades, sempre voltado para a área cultural.Ultimamente, Gregório Filho têm se dedicado à leitura onde, além de escrever livros, desenvolve projetos voltados à formação de contadores de histórias e promoção da leitura. É autor de autor de Dona Baratinha e outras histórias (2006) e Ler e contar, contar e ler – Caderno de histórias (2008), Guardados do coração: memorial para contadores de histórias e Grávidas histórias: memorial de notícias de mulheres do Brasil, ambos de 1998.
Oficina :A Arte da Convivência - Os Contadores de História.
Professor e contador de histórias : Francisco Gregório da Silva Filho
''Contar histórias é uma arte, uma arte rara, pois sua matéria-prima é o imaterial, e o contador de histórias um artista que tece os fios invisíveis desta teia que é o contar”. Cléo Busatto
Conhecer um contador como Francisco Gregório é um presente divino do próprio Deus e ouvi-lo contar suas histórias e voltar ao passado e recordar das de minha vó ...Quanta saudades...
Francisco é descendente de holandeses, protestante, a avó quando grávida molhava a barriga com a água de uma bacia,quando o marido perguntou por que,ela lhe disse: "para que a criança nasça molhadinha, aberta para o outro com tolerância , para o afeto, para o mundo de Paz. O nome já estava escolhido, Francisco, em homenagem ao de Assis, sobrenome Gregório, que agrega. Reparando nas casas comerciais do acre, ela percebeu que levavam o nome dos proprietários: armazém de José da silva; casa de carnes de Josué da silva; escritório de advocacia de Eduardo da silva, decidiu, o filho também seria da Silva, inaugurando um nome comunitário. Este Francisco casou com uma descendente de escravos, ligada ao candomblé, que quando engravidou tinha a certeza, fosse menino seria Francisco, ei-lo:Francisco Gregório da silva filho. A avó contava histórias aos netos e os ensinava, meninos e meninas a bordar, costurar, cantar, cozinhar. Bordavam toalhinhas coloridas, com as fases da lua.No aniversário de 11 anos de uma das netas, convocou todos eles para que entregassem caixas com as toalhinhas para a menina, passado um tempo elas os chamou até a beira do rio, lá ela pediu a menina que jogasse no rio sua primeira toalhinha borrada e explicou:"as mulheres são mensalistas, limpam seu sangue todo mês, os homens não, estes têm que ser companheiros amorosos das mulheres, que são valentes, solidárias, fraternas, corajosas, ousadas, diabólicas e no auge da graça, despudoradas."




Olha só quem encontramos pelas oficinas: Escritora e Artista Plástica Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.








Olha só quem encontramos pelas oficinas: Escritor e Artista Plástica Léo Cunha



quarta-feira, 26 de maio de 2010

Oficina : Florescer

Obra: De Olho na Amazônia Autora: Ingrid Biesemeyer BellinghausenResponsável: Equipe do Florescer e Professora Voluntária : Márcia Cristina Responsável: Equipe do Florescer e Professora Voluntária : Márcia Cristina



A floresta Amazônica grita ao mundo por socorro. Sua biodiversidade encontra-se ameaçada e a devastação do seu verde resultará em grande perda e ameaça, não somente para seus povos, como para toda a humanidade. Em 'De olho na Amazônia', Ingrid mostra ao pequeno leitor boa parte da biodiversidade existente na Amazônia e fala dos riscos de extinção das espécies. Ao alertar as crianças, equipe do Florescer também propõe que elas cuidem da natureza e ensinam a cuidar do lixo e o transforma em caixas de presentes.

Oficina : Arte terapia com Mandalas .

Obra: Aulas de Transformação .
Autora: Marilu Martinelli .
Responsável: Juliana Marajó Mandala.
Em sânscrito significa círculo mágico. Utilizada desde os tempos remotos e tem o propósito de nos levar ao centro de nós mesmos à nossa essência. Esta oficina fez a acontecer autotransformação através da arte, por isso, sintindo as imagens, ouvindo a música e viajando no universo colorido das mandalas ...



Oficina: Brincantando na Escola (Jogos , brincadeiras e música)
Responsável: Grande super - herói Mayron
Brincar está fora de moda? Não, claro que não!!! Brincar está na moda! Curta essa ideia...


Visitas Importantes no LiterArte

No dia da apresentação do LiterArte convidamos os pais, comunidade e os “personagens” de livros , com o objetivo de despertar a tão almejada parceria família - escola - comunidade. Os alunos leram e participaram com grande emoção de todas as oficinas propostas Os apalusos para os alunos e as apresentacões surgiram instantaneamente, alegrando-os muito e principalmente levando-os a um crescimento interior de amor e respeito ao próximo, valorizando uma realidade que desconheciam. Esperamos que com esse projeto, tenhamos passado para uma nova escala de valores, mais justa e mais humana. A semente foi lançada.
Até o próximo LiterArte!!!!
Patrícia












Oficina : Sabonetes Decorados.

A oficina chegou ao LiterArte no próximo e foi um encontro de patchwork de meias e bonecos!!
Foram muitos fuxicos, flores, borboletas e coelhos cheias de charme e com muita irreverência que a artesã: Betânia da oficina de sabonetes Decorados agradou a todos que ali compareceram e a sala ficou lotada de alunos.
Professora de Apoio: Silvana




Oficina: Pintura Facial

Obra: Bichário – Otoniel S. Pereira
Responsáveis: Alunas: Ana Carolina, Samira, Amanda, Maria Daiane.
Professora de Apoio: Rosimeire


Beija-Flor

Parado no ar, como um helicóptero
Quando quer, sabe, quando quer, desce,
Não parece ter asas, mas hélice.


Zunindo no ar, como um míssil
No espaço, zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Não parece um pássaro, mas luz.


Um risco no ar, como um azul que voa,
Visível e invisível (vejo e não vejo)
Não parece flor, mas beijo.


Trecho da música '' Voa Beija-Flor''.
Voa beija-flor, vai dar seu calor pra quem não te conhece. Sai da minha vida, busque um outro amor, você não me merece. Voa beija-flor, você não vai mais sugar do meu amor. Vai sentir o amargo de outras bocas, lembrando meu sabor .
(Jorge e Mateus)

Scraps














terça-feira, 25 de maio de 2010

Oficina de Origami

Oficinas : Origami – Cartões e Confecção de livros com Origami (Criação e construção de livros individuais).
Obra: Contos Maravilhosos
Autores: Irmãos Grimm
Responsável: CEMEI (Lilian, Rosimeire, Kênia, Helenice).



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Oficina: Mandala com vela

Oficina : Mandala com velas
Obra: Guerra dentro da gente
Autor: Paulo Leminski
Responsável: Professora Kelly Cristina
Professora de apoio : Elisângela












Esta oficina permitiu uma viagem dentro decada um que o ajudou a compreender melhor a vida e o que vai no coração do homem.
Na lenda de Leminski, o aprendizado da arte da guerra culminará numa instigante reviravolta, a firmadora do amor e da paz como valores supremos. Mas isso sem prescindir dos benefícios da experiência do guerreiro: força, fibra, dureza, virilidade, atenção. "A guerra é o pai e o rei de todas as coisas" (Heráclito). A agressividade é inerente e preciosa demais à vida humana, à luta pela preservação e expansão vital, para que seja relegada a manifestações vulgares, como o ódio e a violência. Se bem canalizada, é potência de vida, não de morte.Em tempos de violência desenfreada e de "soluções" frouxas, como a estéril discussão da idade mínima da maioridade penal, esta é uma leitura que vale a pena. Mais que um simples entretenimento, é um convite ao discernimento quanto ao significado do bom combate a ser combatido: o da evolução interior e coletiva do ser humano.